banner-uniben
careca ar condicionado banner
previous arrow
next arrow

Troller pode ser finalmente vendida em junho


06/06/2021 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Blog



Atualmente dois investidores estão interessados na compra da marca cearense; Ford espera vender a Troller até o final deste mês

Depois que a Ford anunciou o fechamento de suas fabricas no Brasil uma das grandes dúvidas era qual fim seria dado a Troller – marca off-road que tem uma boa base de fãs no Brasil. No entanto, finalmente a marca de jipes pode ter um bom desfecho com a sua venda definitiva neste mês de junho, como revelou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho no Ceará, Maia Júnior, em entrevista à Rádio O Povo CBN, na semana passada.

A fábrica da Troller está presente na cidade de Horizonte (CE) desde 1995, quando foi fundada como uma marca independente – e genuinamente brasileira. Em 2007 a Troller foi comprada pela Ford, com a fábrica sendo modernizada e reinaugurada em 2014 – mesmo ano que lançou a nova geração do jipe T4 com motor 3.2 turbodiesel de 200 cv da Ford Ranger. Mas voltando a operação da marca por aqui, o secretário Maia atua no momento como mediador do Governo do Estado na negociação entre investidores e a Ford. Além disso, ele disse que é de interesse da marca do oval azul encerrar as negociações da venda da Troller até o fim deste mês de junho.

Galeria: Troller T4 2020

O secretário explicou que as negociações devem ter um desfecho positivo. “Eram quatro interessados na compra da Troller, que manifestaram e assinaram acordo de diligência para negociar com a Ford. Eu tenho sido informado de que dois desses estão avançando nas diligências”. Ainda segundo a entrevista dada à rádio, Maia afirmou também que um dos investidores mais próximos da Ford que deseja comprar a Troller é uma empresa de engenharia automotiva, cuja sede fica em São Paulo. “É o que mais me tem informado sobre os avanços nas negociações”, destacou.

Na entrevista o secretário revelou ainda que o provável futuro comprador optou por uma tática de aproximação com ex-diretores da Ford para montar estratégias que o ajudassem a avançar nas negociações para, assim, ter êxito na compra da Troller. “Não posso precisar porque é uma relação entre vendedor e comprador, tenho me colocado apenas como facilitador. Estamos apoiando os prováveis compradores porque o que interessa ao governo do Estado, primeiro é a continuidade da fábrica e também a manutenção dos empregos”, explica.

Outra informação importante é que o Ceará está negociando incentivos fiscais para motivar os investidores interessados a comprarem a Troller. O esforço do governo visa garantir que a empresa continue sua operação no Estado, que atualmente possui 470 empregados diretos que aguardam uma decisão definitiva sobre o futuro da fábrica. “Nós queremos que o futuro comprador, que essa empresa venha com os avanços da indústria automobilística não só em termos de suas produções tecnológicas, mas também no que representa o futuro da indústria automobilística”, acrescenta Maia.

Em outras palavras, o foco do governo cearense é que os futuros investidores que vierem a comprar a Troller também invistam em tecnologia para que os veículos tenham seu consumo energético reduzido. Espera-se também um investimento em matrizes energéticas limpas representadas por carros elétricos e até hidrogênio.

GMC Hummer EV

Caso a venda seja concluída, seria um tanto interessante ver a convivência do jipes T4 com seu motor turbodiesel cinco cilindros 3.2 de 200 cv com novos utilitários elétricos com tração 4×4. Não custa nada imaginar um Troller elétrico com cerca de 400 cv enfrentando trilhas por aí, já que hoje existe uma picape elétrica todo terreno de respeito como a GMC Hummer EV.

Comentários